Aerofotogrametria

A aerofotogrametria se resume a medições partindo de um veículo aéreo não tripulado (VANT), também conhecido com drone. É através da aerofotogrametria podemos fazer medições de áreas, volumes, realizar cadastros topográficos, monitoramento, apresentação de Modelos Digitais de Elevação, curvas de níveis, imagens ortoreitificadas, etc.
Para uma aerofotogrametria ser realizada , necessita-se de voos automatizados e planos pré-definidos. A aerofotogrametria pode ser georreferenciada ou não. Quando georreferenciada. A aerofotogrametria georreferenciada trabalha em conexão com a topografia em solo, ou seja, devem ser coletados pontos notáveis em solo, que nas imagens sejam possíveis de serem observadas e apontadas como pontos de amarração a imagens, dessa forma podendo ser georreferenciada.
Após a coleta de imagens com o drone e processamento dos dados, é possível gerar produtos como MDT (Modelo Digital de Terreno), MDS (Modelo Digital de Superfície), Curvas de Níveis, Ortofotomapa, entre outros produtos. É a partir do ortofotomapa, que podemos fazer a medição de terrenos, plantas topográficas, cadastros, etc. 
É com a aerofotogrametria que também podemos fazer cálculo de volumes, já que o produto gerado pelo processamento nos dá uma nuvem de pontos tridimensionais.
A TopoDrone é empresa referencia neste tipo de serviço, com profissionais especializados, tanto para coleta de imagens com  para o processamento e geração de produtos.


Peça um orçamento

Aerofotogrametria

Segue abaixo alguns dos produtos gerados a partir de trabalhos de aerofotogrametria realizados pela TopoDrone.

MDT com curvas de nível

Malha MDT

Ortofotomapa

Coleta de pontos de controle em solo

Imagem 3D da nuvem de pontos

Configuração de plano de voo para início da aerofotogrametria